A pré-Jornada Mundial da Juventude reuniu milhares de jovens no Ginásio do Maracanãzinho, zona norte do Rio de Janeiro. O evento aconteceu de 27 a 29 de Julho.
Foram distribuídos 12 mil ingressos para cada dia, o evento contou ainda com 5 mil voluntários e a equipe de organização. O evento ocorreu um ano antes da Jornada Mundial da Juventude, na qual o Rio tem a expectativa de receber, em julho de 2013, cerca de 2 milhões de jovens.
“Temos tido muitas reuniões, há uma boa vontade muito grande de todos em trabalhar tanto na logística, quanto na questão de transporte, de acomodação, nos portos e aeroportos, dos vistos”, informou o presidente do comitê organizador da Jornada e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
“É claro que nenhum país está preparado para receber a quantia de jovens que nós vamos receber. Haverá a necessidade de adaptações na questão da locomoção, mas nós faremos o melhor possível para que os jovens sejam bem acolhidos. Haverá sempre uma dificuldade de demora em algumas coisas, como é natural em uma grande aglomeração, mas temos certeza de que isso será um bem para todos”, acredita o arcebispo.
Na jornada é esperada a visita do papa Bento XVI ao país. O pontifície enviou uma saudação para a abertura do encontro, por intermédio do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello. O representante do Vaticano afirmou que Joseph Ratzinger tem grandes expectativas para o encontro.
D’Aniello elogiou também o empenho dos jovens brasileiros na organização. “Encontrei um bom trabalho, bem feito, e tem esse entusiasmo dos jovens e dos jovens brasileiros ainda mais. Espero que seja uma jornada extraordinária porque tem esse jeitinho brasileiro, essa garra dos jovens brasileiros e eu confio que vão fazer um bom trabalho”, disse.
“Trata-se de uma preciosa ocasião para muitos jovens de experimentar a alegria e a beleza de pertencer à Igreja e de viver a fé. Aguardo com esperança este evento e desejo encorajar os organizadores e agradecer-lhes, especialmente a Arquidiocese do Rio de Janeiro, pelo empenho em preparar com diligência a acolhida aos jovens que, de todo o mundo, participarão deste importante encontro eclesial.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário