“Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8)
Queridos amigos, falaremos um pouco sobre a Campanha da Fraternidade de 2013, que refletirá sobre a JUVENTUDE. É importante ressaltar que acontecerá também no ano que vem um grande evento para toda Igreja, mas em especial para os Jovens: a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.
A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) no seu prefácio sobre o porquê do tema Juventude na próxima Campanha da Fraternidade diz assim: “O Setor Juventude da CNBB apresenta algumas razões para que o tema da Campanha da Fraternidade de 2013 seja “Fraternidade e Juventude”. No Brasil, mais de 34 milhões de brasileiros têm entre 15 e 24 anos e quase 51,5 milhões de brasileiros têm entre 15 e 29 anos de idade, correspondendo a 27% do total da população do País. Passados 19 anos da CF-1992, que enfocou a questão da juventude, a Igreja continua com a necessidade de abrir espaços aos jovens como destinatários e, ao mesmo tempo, protagonistas da missão evangelizadora. É preciso atualizar a mensagem da Igreja aos jovens: estamos num novo contexto cultural e os impactos destas transformações culturais na juventude são evidentes: temos uma geração “de imagem” e de pouca leitura, portanto menos crítica e reflexiva, mais influenciada pela mídia e acostumada a estímulos constantes para manter sua atenção, revelando-se um desafio para os educadores.”
Assim, a Igreja no Brasil, com muita preocupação está se preparando para atender ainda mais às necessidades dos jovens, que tanto precisam de atenção nessa fase da vida de escolhas. A Juventude é a fase onde o ser vai se descobrindo como pessoa, e com isso precisa escolher qual caminho seguir. E a partir disso a Igreja ajuda o jovem a fazer a escolha certa. E essa escolha é o seguimento de Jesus Cristo.
O lema da CF 2013: “Eis-me aqui, envia-me!”(Is 6,8) nos chama a sermos discípulos de Jesus. Profetas de um novo tempo, evangelizando, servindo, e testemunhando em favor da JUVENTUDE.
Para concluir, a CNBB termina assim dizendo: “Temos esperança de que, com a Campanha da Fraternidade 2013 refletindo a questão da “Fraternidade e a Juventude”, nós consigamos mobilizar toda a Igreja a investir mais na evangelização da juventude e que esta se deixe contagiar pela alegria, esperança e abertura aos sinais dos tempos, na fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo.”
Enfim, isto é para nós um convite a sermos fiéis seguidores de Jesus Cristo. Buscando sempre colaborar na construção de Seu Reino de Justiça e de Amor. Portanto, façamos deste período até a CF 2013 um momento de serviço em favor da JUVENTUDE. E que os jovens busquem serem imitadores de Cristo, sendo profetas da modernidade. Em outras palavras que busquem ser “Santos de calça jeans”, como nos disse o saudoso Beato João Paulo II.
Thales Martins dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário