quarta-feira, 23 de maio de 2012

Salve Maria!

        Queridos amigos e amigas, estamos ainda vivendo o tempo litúrgico da Páscoa, onde confirmamos: Cristo Ressuscitou aleluia!  Neste mês de Maio, em particular, celebramos Maria, a Mãe de Deus e a nossa Mãe: A Mãe do Perpétuo Socorro.
            Quando pensamos em Maria, primeiramente nos vem à mente o AMOR materno que ela, ao receber-nos aos pés da cruz, na pessoa do discípulo amado, mantém para com os seus filhos e filhas. Jesus no-la deu por mãe: “Mulher, eis o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis a tua mãe” (Jo 19, 26-27). Maria é Mãe meus queridos irmãos. Não somos órfãos. Temos uma mãe, que assim como as nossas aqui na terra, lá no céu olha por nós.
Tendo em mente essa realidade, nos perguntemos: será que a nossa devoção a Maria é de fato uma devoção verdadeira? Como filhos, como devotos, estamos correspondendo a este amor materno e singelo que ela, a nova Eva, a Mãe de todos os viventes tem para conosco?
Somos um povo temente a Deus e nos caracterizamos por ser um povo devoto de Maria. Inúmeras são as peregrinações aos santuários marianos do nosso Brasil, dentre eles, destaco o Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida. Quantas vezes lá estivemos? Quanto fervoroso e consolador deve ter sido o nosso encontro com aquela pequenina imagem que ha séculos cuida de nós? Em meios às vicissitudes do dia-a-dia, buscamos encontrar em Maria o conforto materno daquele colo que carregou Jesus quando criança e mais tarde que o teve em seus braços já morto. Buscamos a sua intercessão, pois junto a Jesus, é ela quem apresenta as nossas angústias e necessidades. É ela que com amor e carinho olha para o Filho e lhe diz: “eles não tem ninguém, somente a mim”. Na Ave-Maria rezamos: “Rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte”. Na hora da morte, a primeira que vem ao nosso encontro é essa Mãe bondosa, Maria, a Mãe do Perpétuo Socorro.
Maria não somente intercede, mas também nos ensina. Quem é esta mulher? Um canto, talvez conhecido por muitos, nos dá uma resposta: “És Maria, a Virgem que sabe ouvir e acolher com fé a Santa Palavra de Deus”.
Aprendamos, pois de Maria, em tempos assim tão sombrios, a iluminar a nossa vida com a luz da Palavra de Deus que é por sua vez, o próprio Jesus Cristo. Aprendamos dela, a sermos fiéis a esta Palavra, a vivê-la no nosso dia-a-dia, a transformá-la em vida na nossa vida.
         Que seja este mês de Maio, uma oportunidade para crescermos na nossa fé, à luz da Palavra do Senhor, imitando os passos de Maria, ouvindo e acolhendo os ensinamentos de seu filho Jesus.
 Deixo a todos o meu abraço fraterno, e a minha oração à Mãe de Deus e nossa Mãe, para que ela interceda por cada um de nós, concedendo-nos, segundo a vontade de Deus, que ela tão bem soube seguir, copiosas bênçãos e graças. Peço também pela nossa cidade, por nossas autoridades e pelos pobres e oprimidos que tanto necessitam do nosso e do seu amor.

Maria Mãe de Deus e Mãe nossa, rogai por nós que recorremos a vós!


Thales Martins dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário